O Curso de Licenciatura em Computação busca contribuir com as demandas da sociedade em sua área de atuação, prioritariamente educacional, bem como para o desenvolvimento sustentável da região e do país, formando profissionais aptos à pesquisa, à gestão, ao desenvolvimento, ao uso e à avaliação de tecnologias da informação aplicadas nas organizações. Seu objetivo geral é formar professores licenciados capazes de atender às diferentes demandas profissionais pertinentes à área, com uma visão crítica, criativa e inovadora, através de uma sólida formação.
Os cientistas da computação elaboram programas de informática, criando desde ferramentas simples até programas complexos. Eles atuam analisando necessidades dos usuários, desenvolvendo softwares e aplicativos, trabalham em equipes de criação e instalam sistemas de computação. Também prestam assistência e manutenção a redes de computadores e a conexões com a internet.
O Curso de Licenciatura em Ciência da Computação tem como objetivo principal formar educadores e educadoras, profissionais cidadãos e cidadãs, com domínio dos conteúdos específicos e pedagógicos, dotados de uma sólida base humanista, capazes de contribuir, por meio de sua atuação educacional, para o desenvolvimento social e econômico.
Capacidade de conhecer os objetivos das organizações, compreender as atividades das empresas e seus problemas administrativos, econômicos e estruturais. Capacidade lógica/matemática dedutível e de adaptação e desenvolvimento de habilidades que o mantenham em condições competitivas no mercado.
Os objetivos específicos do Curso de Licenciatura em Ciência da Computação caracterizam-se em:
Propiciar ao corpo discente uma formação multidisciplinar, integrando as áreas de Computação, Matemática e Educação, qualificando o profissional e a profissional no ensino e na aplicação da tecnologia nos diversos níveis do ensino formal e não formal, inclusive atendendo às demandas da educação inclusiva.
Capacitar o profissional e a profissional para a reflexão e sensibilização sobre a inserção da computação nas diferentes modalidades da educação e níveis de formação, possibilitando o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar com profissionais que poderão ter na computação uma ferramenta de apoio pedagógico, potencializando a divulgação do conhecimento e o aprendizado nas diversas áreas.
Formar educadores e educadoras para a disseminação da computação na sociedade, a partir da inserção desse conhecimento como um fim, por meio do ensino em ambientes formais, não formais e nas empresas em geral.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
INTRODUÇÃO AO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - LICENCIATURA
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - SUSTENTABILIDADE (IV)
ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I
ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
ESTRUTURA DE DADOS
SOCIOLOGIA GERAL
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - INCLUSÃO (III)
RACIOCÍNIO LÓGICO
PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
ANTROPOLOGIA CULTURAL
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II
MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS
DESENVOLVIMENTO WEB JAVASCRIP E FRAMEWORKS
ELEMENTOS DE UMA REDE
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
ARQUITETURA DE COMPUTADORES E HARDWARE
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - CULTURAL (I), (III)
GESTÃO E GOVERNANÇA EM T.I.
BANCO DE DADOS APLICADOS
ENGENHARIA DE SOFTWARE: ANÁLISE DE REQUISITOS
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
SISTEMAS OPERACIONAIS
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE COMPUTAÇÃO
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - VOLUNTARIADO
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
TEORIA DO CONHECIMENTO
MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DE DADOS
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARE
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*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.
*Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.