Chegou a chance que você esperava!
A Unifatecie tem como proposta formar um profissional para atuar preventivamente nas escolas, nos cursos de formação, auxiliando o professor nas condições de aprendizagem dos alunos. De forma curativa atender as crianças e adolescentes com distúrbios de aprendizagem. E de forma preventiva, como profissional, nas instituições escolares, colaborar de forma integrada no planejamento escolar, realizando atividades de intervenções psicopedagógicos.
As Competências, Atitudes e Habilidades, que fazem parte das ações do psicopedagogo, expressam a importância em avaliar o potencial educativo do aluno nas áreas das habilidades e potencialidades relacionadas aos aspectos cognitivos e afetivos, emocionais e corporais. O campo de atuação é vasto, a Psicopedagogia se encontra presente praticamente em todas as áreas da atividade humana, tendo um destaque maior, devido a sua tradição, a Psicopedagogia na clínica, na escola, nas empresas, no hospital e nas instituições educativas de um modo geral. Em relação a sua terapêutica, a Psicopedagogia deve identificar analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.
O curso de bacharelado em psicopedagogia tem como objetivo proporcionar uma formação abrangente e aprofundada em psicopedagogia, preparando profissionais para atuarem em diversos campos relacionados à aprendizagem e desenvolvimento humano. Os graduados desse curso buscam compreender a complexidade dos processos de ensino-aprendizagem, combinando conhecimentos da psicologia, pedagogia e neurociência. Ao longo da formação, os estudantes desenvolvem habilidades de diagnóstico, intervenção e orientação, visando identificar e solucionar dificuldades de aprendizagem e promover práticas educacionais mais eficazes. Além disso, o curso de bacharelado em psicopedagogia busca capacitar profissionais para atuarem em contextos clínicos, institucionais e empresariais, contribuindo para a promoção do desenvolvimento integral de indivíduos em diferentes fases da vida.
DISCIPLINAS - C.H.
INTRODUÇÃO AO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA - 70
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 70
ACE - SUSTENTABILIDADE - 100
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - 70
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 70
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE - 70
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 70
PROJETO INTEGRADOR I - 100
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO - 70
DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA - 70
DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - 70
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOPEDAGOGIA - 70
ACE - INCLUSÃO - 100
AVALIAÇÃO INTEGRADA I-PSICOPEDAGOGIA - 70
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - 70
NEUROPSICOPEDAGOGIA - 70
NEUROFISIOLOGIA DA APRENDIZAGEM E MULTIPLAS INTELIGÊNCIAS - 70
HISTÓRIA DA INFÂNCIA E MULTICULTURALISMO - 70
PROJETO INTEGRADOR II - 100
AVALIAÇÃO INTEGRADA II-PSICOPEDAGOGIA - 70
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA - 70
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - 70
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO: AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO - 70
DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO MOTOR - 70
ACE - CULTURAL - 100
AVALIAÇÃO INTEGRADA III-PSICOPEDAGOGIA - 70
LÚDICO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 70
TÉCNICAS PROJETIVAS E ENTREVISTAS PSICOPEDAGÓGICAS
70
METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 70
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO - 70
PROJETO INTEGRADOR III - 100
AVALIAÇÃO INTEGRADA IV-PSICOPEDAGOGIA - 70
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA - 70
LUDICIDADE NOS PROCESSOS PSICOPEDAGÓGICOS - 70
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA - 200
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PSICOPEDAGOGIA - 70
PSICOPEDAGOGIA NA FAMÍLIA: ABORDAGEM COMPORTAMENTAL - 70
ACE - VOLUNTARIADO - 100
AVALIAÇÃO INTEGRADA V-PSICOPEDAGOGIA - 70
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - 70
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - 70
AVALIAÇÃO INTEGRADA VI-PSICOPEDAGOGIA - 70
NEUROBIOLOGIA DO AUTISMO - 70
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES - 100
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.
*Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.